Colcha de Retalhos

"O homem é um deus quando sonha e não passa de um mendigo quando pensa." Holderlin

Textos

CHE - Kim Yong-Hwe
Ler sobre Che Guevara é sempre um ato revolucionário, principalmente quando a leitura é numa linguagem inovadora. A historia em quadrinhos – manhwa – do coreano Kim Yong-Hwe nos apresenta o homem sonhador em busca dos ideais que se transformou em mito antes da morte e que até hoje é o retrato de um mundo mais justo.

Che é o resultado de uma aprofundada pesquisa histórica do autor e nos brinda com uma história em quadrinhos envolvente que apresenta a realidade da América Latina na década de 50, o jovem na construção do homem, a revolução cubana e a guerra fria.

A leitura de Che abre o olhar para realidades distantes e para personalidades que transformaram o mundo. A vida de José Martí, herói da Independência de Cuba, Marechal Tito da República da Iugoslávia que conseguiu manter o socialismo em seu país independente da União Soviética e os protagonistas do imperialismo são reveladas junto à vida do jovem médico argentino Ernesto Guevara De La Serna.

No início do livro são mostrados depoimentos de intelectuais como Jean-Paul Sartre, cabe a cada leitor fazer a própria reflexão após a literária aventura.

Che Guevara foi mais do que um ídolo, foi pai, filho, irmão, companheiro, sonhador, guerreiro. Foi um homem contemporâneo que compreendeu a sua época e transformou a história com os seus pensamentos e ações revolucionárias.

Che Guevara não é a simples face reproduzida nas bandeiras e camisas, é o corpo dos ideais da esquerda em todo o mundo. Conhecer a sua história é vital para continuar a luta por um mundo mais humano.

Helena Sut
Enviado por Helena Sut em 31/12/2006
Alterado em 31/12/2006


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras